sexta-feira, 21 de março de 2008

Papinha Nutritiva

O uso da carne é fundamental na alimentação dos bebês.
Ingredientes:
  • A composição da papa salgada deve incluir sempre um cereal, um ou dois legumes, folhas e, sempre, carne. Ao contrário do que muitos acreditam, o uso do óleo e do sal não pode ser negligenciado, dadas as necessidades nutricionais do bebê – que exigem o uso de óleo vegetal e do sal iodado, em quantidades adequadas para não causar ingestão excessiva de energia e de sódio.
  • - 2 colheres de sopa de carne bovina magra moída ou picadinha -
  • 1 tubérculo (raízes ricas em amido como batata ou mandioquinha)-
  • 1 legume (cenoura, abóbora em pedaços, abobrinha, beterraba, entre outros)-
  • 1 cereal (arroz, aveia, macarrão ou outro) -
  • 1 colher de sobremesa rasa de cebola picadinha-
  • óleo vegetal -

1 pitada de sal

  • Modo de Preparo: Em uma pequena quantidade de óleo vegetal (pode-se iniciar com cerca de 1 colher de chá, progredindo a 1 colher de sobremesa até os 12 meses), refogar a cebola bem picadinha, sempre cuidando para que o óleo não fique muito aquecido, e faça fumaça: isto deve ser evitado. Refoga-se então a carne bovina magra, o tubérculo e o legume; acrescenta-se cerca de 1 colher de sopa rasa de cereal e uma pequena quantidade de água e sal, suficiente para ser percebido, mas sem “salgar”, deixando cozinhar até que os ingredientes fiquem macios. Para cortes de carne mais ricos em colágeno, e menos macios, como o músculo e cortes de dianteiro, pode-se fazer a cocção da carne em panela de pressão. Os vegetais devem ser colocados ao final do preparo da carne, pois cozinham depressa, e o menor tempo de aquecimento preserva mais os nutrientes. A cada dois dias, é interessante acrescentar uma folha verde – ou meia folha, para os vegetais muito grandes (como couve, mostarda, escarola, espinafre), picada ao final do cozimento, pois fica macia mais rápido que os demais ingredientes. Quando tudo estiver cozido, amassa-se com um garfo, e oferece-se com colher pequena, como a de chá no início e de sobremesa mais tarde. As fibras da carne podem e devem ser consumidas e, caso não haja qualquer restrição à deglutição e a criança já tenha 6 meses ou mais, não há necessidade de liquidificar a papinha.
  • Para garantir a qualidade da alimentação, é interessante variar bastante todos os ingredientes, desde que sempre se mantenha o conjunto carne, tubérculo, legume e cereal, com óleo e sal. Antes de cozinhar, os vegetais devem ser lavados em jato de água limpa com escova de cerdas macias e imersos, inteiros, em solução de hipoclorito (10 gotas por litro) por 15 minutos, sendo novamente lavados antes de ir para a panela. A carne bovina pode ser substituída, uma ou duas vezes por semana, por outra carne, inclusive peixe –desde que sem espinha-, e após 10 meses de idade, também por ovo. Vísceras também devem ser oferecidas, como o fígado, com freqüência quinzenal.
Receita da Nutricionista Semíramis Martins Álvares Domene

Nenhum comentário: